AMANDA MAGALHÃES LANÇA “DOCE ENCANTO”, PRIMEIRO SINGLE E VIDEOCLIPE DO ÁLBUM MARÉ DE CHEIRO

Abrindo caminhos para uma nova fase da artista, a canção homenageia Oxum, divindade das águas doces e do amor na mitologia yoruba

O selo Boia Fria Produções apresenta o single “Doce Encanto”, canção da cantora carioca Amanda Magalhães produzida em parceria com o baterista e percussionista Tuto Ferraz. Trata-se da primeira música do seu novo trabalho, o álbum Maré de Cheiro, contemplado pela 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Música para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Clique aqui para escutar e aqui para conferir o videoclipe

A composição fala da coragem de um amor que desbrava territórios desconhecidos ao se jogar de cabeça na experiência de apaixonar-se por seu oposto. No encontro simbólico das águas salgadas com as águas doces, estas últimas sendo reinadas por Oxum, acontece a simbiose entre amantes que, tal qual os rios remexidos pelas marés, são invadidos por um amor avassalador.

“Essa água é de maré

Rio fundo não dá pé

Nesse amor eu boto fé

Oxum me guia”

[“Doce Encanto”, Amanda Magalhães]

Oxum é, na mitologia yorubá, a divindade africana que domina as artes do amor e valoriza aquilo que é belo e fluido. É considerada também a mãe das águas que vive nos rios e cachoeiras. É vaidosa e traz prosperidade e abundância àqueles que a cultuam. No clipe que acompanha o lançamento, a figura da entidade é evocada por meio de elementos como o Abebé, espelho usado por Oxum para se admirar, e o dourado/ouro, para representar sua riqueza.

O movimento é o fio condutor dessa história, contada pelo corpo que se entrega às águas, e o trabalho é protagonizado por Amanda Magalhães e Júlio Silvério, que atua em projetos como Sintonia, da Netflix, e Mato Adentro, de Elton de Almeida. A direção centraliza na fluidez desse encontro a poesia do lugar e é assinada por Gabriel Manso, que conduziu as filmagens no Rancho Vista Alegre, em Atibaia, São Paulo.

A faixa também contou com as cordas (no violão e no baixo) de Vico, artista que assina o arranjo junto com a cantora: “É um privilégio ter a colaboração do Vico nas minhas criações. Coisas bonitas já saíram dessa parceria e acredito que esta seja apenas mais uma de muitas”, diz Amanda. Ela também reforça o quanto a participação do músico Tuto Ferraz, com quem afirma ter grande afinidade musical, foi importante na busca pelos batuques e pela sonoridade intensa que procurava. Com suas linhas de percussão e swing marcantes, o líder do projeto Grooveria nos conta: “Trabalhar com Amanda é uma delícia! A tranquilidade com que ela dirige o processo todo, aproveitando e elaborando as sugestões dos parceiros, torna tudo leve e divertido. Não é à toa que o resultado tem esse astral que a gente sente em Oxum e todas as músicas do álbum”.

Com estreia programada para maio deste ano, seu novo álbum, Maré de Cheiro, trará ritmos regionais do Sudeste e Nordeste do país a partir de um olhar contemporâneo e promete ser trilha sonora perfeita para embalar o verão. “Estou numa fase onde me sinto mais à vontade musicalmente, com mais propriedade pra escolher o que quero e gosto de cantar, por isso quero muito dividir logo esse trabalho com quem vem me acompanhando. O que posso dizer é que a MPB e a música eletrônica aparecem de mãos dadas e, cada pedacinho desse trampo, tá carregando muito de mim. Espero que gostem”, conclui.

Ficha Técnica

MÚSICA

Vozes e Teclados: Amanda Magalhães

Percussão e Bateria: Tuto Ferraz

Baixo e Violão: Vico

Arranjo: Amanda Magalhães e Vico

Produção Musical: Amanda Magalhães e Tuto Ferraz

Mixagem e Masterização: Tuto Ferraz

VIDEOCLIPE

Elenco: Amanda Magalhães e Julio Silverio

Produção Executiva: Mari Bergel, Eduardo Kissajikian, Gabriel Manso

Diretor de Produção: William Velasco

Direção: Gabriel Manso

Direção de Fotografia: Vitor D’Angelo e Adilson Marques

Operador de Movi: Adilson Marques

Foquista: Eduardo Kissajikian

Chefe de Elétrica: Tiago Dib

Chefe de Maquinária: Julio Garcia

1º Assist. de Elétrica: Bruno Sardeli

Direção de Arte: Lucas Fidelis

Contra Regra: Atos Dias

Maquiagem: Dandara Almeida

Figurino: Fernanda Gunutzman

Motorista: Wanderson

Agradecimento especial: Locadora Filmes do Bem, Locadora Digital 35, Imag Transporte, Locadora Griptec, Filmes com Led, Cleiton e Yasmin Calil, Vini Piran, Gui Carrara, Fabíola Guadix

SOBRE AMANDA MAGALHÃES

Amanda Magalhães se destaca tanto pela habilidade como cantora quanto pela versatilidade e frescor de suas produções musicais e arranjos. Seu álbum de estreia, Fragma (2020), lançado pelo selo Boia Fria Produções, conta com participações especiais de Seu Jorge e Liniker. Carioca, mas tendo passado metade de sua vida em São Paulo, Amanda é filha do renomado produtor e arranjador William Magalhães (Banda Black Rio) – a quem chama de seu guru do funk, do soul e do samba – e neta de Oberdan Magalhães – um dos melhores saxofonistas tenor que o Brasil já teve -, que fundou a BBR em 1976. Cresceu em um ambiente musical onde foi intensa a influência da música negra. Aos 30 anos, ela esbanja competência, ultrapassando as expectativas colocadas sobre o seu DNA musical, que também traz a marca do sambista Silas de Oliveira.

Amanda apresenta talentos interdisciplinares, fazendo dela uma artista de qualidades singulares no cenário artístico atual. Além de cantora, compositora e produtora musical, é também atriz, tendo se destacado na série 3%, interpretando a personagem Natália. Amanda é quem assina a produção musical dos seus trabalhos a partir do piano, instrumento que mais domina. Autodidata, ganhou seu primeiro piano aos 15 anos, mas já aprendia a tocar desde a infância com vídeo-aulas que buscava na internet. Apresenta canções marcadas pelo R&B e pela soul music, mas se aventura também por outros gêneros, como pop contemporâneo, trap e jazz. Sua carreira musical se iniciou em 2018 com o single “Fazer Valer”, que contou com a participação especial de Rincon Sapiência. Desde então, realizou 12 lançamentos que somam mais de 5 milhões de execuções nas plataformas digitais. Se apresentou no Los Angeles International Music Video Festival 2020, a convite da organização do festival, tendo sido eleita a melhor voz do ano, além de sua música “O Amor te Dá” ter levado o prêmio de melhor canção. Já se apresentou em eventos como Showlivre, Festival Nova Brasil FM, Festival Fico em Casa, Festival Sonora e Casa Natura Musical.

https://amandamagalhaes.art/