VENUSTO CANTA SOBRE FALTA DE TOQUE E ALFINETA O RACISMO NA MÚSICA “TAGARELÁ”

Artista brasiliense está lançando o segundo single e clipe da carreira

A quarentena foi um momento de muita tensão, mas fez também muita gente repensar atitudes e o futuro. Foi isso que aconteceu com Venusto, o artista brasiliense acaba de lançar o clipe de “Tagarelá. A canção nasceu em meio a pandemia de Covid-19 e fala dessa falta que se sentiu de um abraço de alguém querido. Clique aqui para conferir

“‘Tagarelá’ veio de fritações durante o isolamento em 2021. Quando, durante o caos que estávamos imersos, tentando entender o sentido de tudo que estávamos vivendo e o que era realmente essencial. Passamos por festas de família, shows, em vídeo chamadas. Ali bateu saudade do toque, do cheiro. A solitude tinha espaço, mas abraçar, sentir o cheiro fazia falta. Em ‘Tagarelá’ canto o desejo do encontro, a saudade delirante”, comenta Venusto.

Inspirado pelo samba de artistas como Cartola, Jovelina e Dona Ivone, o artista canta com voz mansa os versos da canção, que se completam com as imagens do clipe gravado na cidade de São Sebastião, em que ele atravessa a cidade com o Chevette vermelho 1977 do colecionador Robson Marques, morador da cidade.

“Me encontrei com São Sebastião em 2018, quando comecei a trabalhar como arte-educador para adolescentes em conflito com a lei na Unidade de Internação presente na cidade – UISS. Me afeiçoei a comunidade culturalmente pulsante que nos acolheu. E dentre as vielas da cidade, canto em um carro de som, muito comuns nas Regiões Administrativas do DF para divulgação de eventos, produtos e comércios, vendas diretas. O carro de som roda dia após dia tagarelando com sua mensagem sem saber se alguém o ouve. É nesse carro de som que eu canto minha solidão, a falta do contato físico, a vontade de estar junto”, explica Venusto.

Outro destaque do clipe é o uso dos dentes de grillz (dentes com diamante, cristais ou ouro e prata). A história do uso de grillz é antiga na civilização, mas se popularizou com os rappers norte-americanos no começo do movimento Hip Hop. No caso, como a população negra do Sul dos Estados Unidos era muito pobre e tinha pouco acesso a saúde de qualidade, muitos tinham que trocar seus dentes por dentes de ouro, pois este era o jeito mais barato de preencher as cavidades. Os rappers passaram a usar os grilzz como atestado de orgulho da própria história. Aqui, Venusto, que é negro e não binário, usa como uma declaração do sucesso de um povo.

“Tagarelá” já está disponível em todas as plataformas de streaming e o clipe segue no canal do artista no Youtube. A música foi mixada e masterizada por Fernando Jatobá, que divide a produção musical com Rafael Ops. Já o clipe é dirigido pelo próprio artista e tem produção Beta Rangel (APT7Filmes), fotografia de Ricardo Brasília, assistência de Danton Duval e produção executiva de Underground Lab Estúdio.

O artista abriu sua série de lançamentos com o clipe de Gatinha33, música inspirada nas relações de uma amiga atriz, que passou parte da quarentena com ele. Na canção, Venusto critica a forma como as pessoas expõem suas características para relacionamentos amorosos através da tecnologia.

Mais sobre Venusto

Venusto, é Tiago Nery Borges, cantor, ator, cineasta e arte-educador. Artista negro, não binário, nascido em Brasília (DF). Em seu trabalho sempre procura a transformação da realidade por meio do diálogo e da democratização do acesso à cultura, tanto que trabalha em um projeto socioeducativo em unidades de internação no DF. Estudou cinema na Academia Internacional de Cinema (SP) e na New York Film Academy (NY/EUA). E música no Conservatório Souza Lima (SP) e na Berklee College of Music (Boston/EUA). Estuda arte desde os 7 anos de idade, tendo acesso a área a partir do projeto das Escolas Parques no Distrito Federal. Hoje é diretor e sócio fundador da APT7Filmes, diretor no grupo teatral Coletivo Esperanza e diretor e ator na Estupenda Trupe. Para a carreira como cantor escolheu se rebatizar como Venusto numa homenagem a “estrela” que não se apagava de manhã, o planeta Vênus. No dicionário formal, “venusto” quer dizer: elegante, formoso e gracioso.

Clique aqui para conferir