FESTIVAL SARAVÁ AQUECE O MÊS DE JANEIRO EM FLORIANÓPOLIS

Com ingressos já esgotados o festival que acontece logo mais no dia 21 de janeiro de 2023 promete iniciar com tudo a temporada de festivais na região sul do Brasil e confirma as últimas atrações da lineup

A produção anunciou a participação especial da artista indígena Kaê Guajajara no show da banda paulista Nomade Orquestra. O evento já havia anunciado os nomes de Gilberto Gil que volta à Florianópolis depois de 15 anos sem se apresentar na cidade, Chico César, Rachel Reis e a dobradinha entre a pernambucana Doralyce com o grupo de mulheres percussionistas Cores de Aidê. Nos intervalos dos shows os DJs Góia, Tahira e Nate Monaco, se alternam nas picapes.

A artista e ativista pelos direitos dos povos originários, Kaê Guajarara estará no show da banda Nomade Orquestra apresentando algumas canções de seu mais recente álbum “Kwarahy Tazyr” (2021), com letras que servem como provocações e questionamentos de uma visão dominada pelo homem branco. Kaê Guajajara não se coloca como vítima do sistema, e sim como parte de uma luta por mudanças. Nascida em Mirinzal (MA) e pertencente à etnia Guajajara, Kaê se mudou para o complexo de favelas da Maré (RJ) ainda criança, e teve sua vida marcada por preconceitos e racismo por conta de seus traços e sua origem. Mais que uma expressão artística, ela vê na música uma forma de resistir e se manifestar contra o silenciamento dos povos originários imposto pelos colonizadores e perpetuada até hoje pelos seus descendentes.

A Nomade Orquestra faz um show especial em celebração aos 10 anos de carreira apresentando o álbum comemorativo “Na Terra das Primaveras” (2022). Destaque na música instrumental brasileira, a Nomade Orquestra é um ponto de encontro onde diferentes vertentes e expressões musicais de forma única com influências do funk70, jazz, dub, rock, afrobeat, ethiogrooves e outras expressões musicais.

Neste ano, o festival também apresenta seis intervenções artísticas que estarão no palco alternativo do evento. Todas de artistas de Santa Catarina que foram escolhidos cuidadosamente pela produção a partir de uma inscrição no site do evento. Destacam-se na programação o grupo Casa das Feiticeiras, a primeira casa de vogue do Sul do Brasil. Vogue é um tipo de dança altamente estilizada que se caracteriza por posições típicas de modelos com movimentos corporais definidos por linhas e poses.

O movimento ficou conhecido nos anos 80 após Madonna lançar a música de mesmo nome e recentemente ganhou mais espaço com o seriado “Pose”, que tem entre as protagonistas MJ Rodriguez, primeira pessoa trans indicada ao Emmy Award na categoria de Melhor Atriz em 2021. A performance que a Casa das Feiticeiras traz para o Festival Saravá é uma grande “jogação” Ballroom, com três vertentes do Vogue (old way, new way e femme), além de categorias estéticas como Face, Runway, Sex Siren e Best Dressed.

Outro destaque é a intervenção “Anseio” protagonizada pela arte-educadora Ieda Moares. Após descobrir a existência das ilhas de plástico no Oceano Pacífico, hoje com 1,8 trilhão de lixo flutuante, a artista coletou durante 90 dias todas as embalagens dos produtos que consumiu. Partindo desta ação, desenvolveu um figurino e ornamentos com tais resíduos e criou a performance para divulgar e conscientizar sobre a importância de rever o consumo desenfreado e produção de lixo no país.

As duas performances estão em total sintonia com o festival, que presa pela diversidade e pela consciência ambiental. Este ano, o evento tem lista trans e PCD free, coleta e destinação correta dos resíduos gerados durante o evento, ampliação da acessibilidade como, por exemplo, intérprete de libras em todos os shows musicais. Todo esse cuidado está no cerne da criação do festival.

“Floripa tem uma efervescência cultural grande, a ilha é realmente da magia. O Festival Saravá surge de um anseio em fomentar e amplificar a música autoral brasileira, que é tão rica e diversa, e é isso que nosso festival tem de mais especial, nosso cuidado com a line e com a diversidade, a experiência como um todo para o público e também para todos os envolvidos que fazem o rolê acontecer. É uma grande egrégora de diversidade, respeito e arte!”, explica Adriano Saito.

Depois de 8 edições muito bem sucedidas, o Festival Saravá 2023 – edição Verão, esgotou os ingressos com apenas 1 mês e poucos dias do evento se realizar. Sendo assim, a produção indica que quem queira ir ao festival compre o seu ingresso apenas de pessoas de sua confiança, já que os ingressos oficiais que são vendidos pela plataforma INTI não estão mais disponíveis.

“É muito triste não podermos atender a todos que queiram ir ao evento, mas ter os ingressos esgotados mostra a confiança do público em nós. Isso para nós da equipe de produção, é fantástico! Produzir evento desse porte e de maneira independente, é sempre um desafio. Mas com ingressos esgotados a segurança de conseguir realizar com mais cuidado e ampliar as possibilidades da experiência do dia, trazem a vontade de retribuir essa confiança do público ainda mais, entregando um festival único e emocionante”, relata Saito.

Sobre o festival Saravá

Festival Saravá é uma produção da Saravá Cultural Produções, encabeçada pelo produtor Adriano Saito e também responsável pela venda de shows dos artistas Tagore, Bike e outros. O evento começou a ser realizado em janeiro de 2017 e já levou mais de 50 mil pessoas em 8 edições. Sempre prezando pela diversidade no line up, já teve no palco nomes como: Gilsons, Céu, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Letrux, Boogarins, Nação Zumbi, Russo Passapusso, Tássia Reis, Ave Sangria, Alceu Valença, Cordel do Fogo Encantado, MC Tha, Rodrigo Alarcon, Ana Frango Elétrico, Jovem Dionísio, Maglore, Terno Rei e outros.

Serviço

9º Festival Saravá – edição verão 2023 com os artistas Gilberto Gil, Chico César, Rachel Reis, Nomade Orquestra com part. especial Kaê Guajajara, Cores de Aidê com part. especial Doralyce

Data: 21 de janeiro de 2023

Local: Life Club Floripa (SC-401, 14525, Vargem Pequena)

Horário: 16h às 04h

Ingressos esgotados

Mais informações: https://www.instagram.com/festivalsarava/

Classificação: 18 anos