CANTORA E COMPOSITORA, AIACE SE APRESENTA NO INTERNACIONAL CONEXIÓN SÓNICA

Festival, transmitido online e de maneira completamente gratuita, promove um importante intercâmbio cultural entre os profissionais da música do continente latinoamericano. No repertório apresentado pela artista, guiado pela celebração da música brasileira, toques de coco, samba de roda, rock’n’roll, maracatu, música pop atual e rap

 

Cantora e compositora baiana, Aiace é um dos destaques do festival latinoamericano Conexión Sónica e terá seu show transmitido online, pelas redes sociais do projeto, no próximo dia 28/11, às 21h. Guiando as narrativas da sua apresentação, a força, a beleza e, ao mesmo tempo, a delicadeza do ser feminino que chega para falar sobre temas sociais, pertencimento e afeto. O público poderá ouvir faixas como ‘Amarelocura’, ‘Quando A Gente Se Vê’ e ‘Nobre Mulher’, além de outras canções próprias em espanhol e também interpretadas –  como a popular “Duerme Negrito”, compilada por Atahualpa Yupanqui.

O Sónica é um festival virtual organizado pelo CCLA (Conexões Culturais da América Latina), que busca viabilizar a criação musical e promover um intercâmbio cultural entre os profissionais da música do continente latinoamericano. Esta será a segunda edição e 7 docu-shows serão transmitidos (shows entremeados por entrevistas em que os artistas revelam parte do contexto histórico e social onde as músicas foram produzidas). “A grande maioria das pessoas vê a carreira musical internacional como algo distante e impossível principalmente quando se trata de artistas independentes, por isso, estar em espaços como esses possibilitam, em primeiro lugar, quebrar essa crença e contribuir para a difusão da música popular brasileira”, comenta Aiace.

A banda é formada por Aiace, diretor musical Paulo Mutti (violão e viola), Alana Gabriela (percussão) e Alexandre Vieira (contrabaixo). “No repertório, os ritmos afro-baianos são os condutores do show. Vassi, agueré, ijexá e congo constroem o elo com a minha ancestralidade afro-baiana. Ao mesmo tempo, levo o calor do forró do Nordeste, adaptados para essa formação instrumental – como o coco e o xaxado. Para mim, são ritmos importantes e que conferem ainda mais identidade à música que faço.”

Aiace faz parte da nova geração de cantoras baianas e também integra o grupo musical Sertanília. Solo, ela apresenta uma linguagem contemporânea, utilizando elementos da Música Popular Brasileira, jazz e elementos do universo pop e rock, mas sem esquecer as raízes ancestrais afro-baianas. Em suas músicas, canta sobre temas que são atemporais, levando o ouvinte a um lugar cheio de nuances e texturas que dialogam com as referências musicais mais diversas, vestidas pela doçura e expressividade da sua voz.

Seu primeiro disco solo chamado “Dentro Ali” traz as participações especiais de Luiz Melodia e Lazzo Matumbi, grandes nomes da música popular brasileira. O álbum esteve presente entre os melhores lançamentos de 2017 por sites especializados, como o Embrulhador.  Dentre algumas de suas apresentações destacam-se: Festival Atlantikaldia 2018 (Espanha),  Festival Psicodália 2019 (Santa Catarina), Festival Virada Salvador 2020 (Salvador).

Como próximos passos da carreira, a artista deve lançar o segundo álbum, intitulado “Eu Andava Como Se Fosse Voar”, no primeiro semestre de 2023.

Vale destacar: a participação de Aiace no Conexión Sónica contou com patrocínio do IBERMÚSICAS (Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, representado no Brasil pela FUNARTE), apoio da FGM (Fundação Gregório de Matos) através da Casa do Benin e da marca de roupas soteropolitana NEGRIF.