BANDA RECREIO LANÇA VÍDEO AO VIVO DO SINGLE “PASSARINHO”

Banda porto-alegrense transformou plateia em cinegrafista em registro de apresentação de lançamento do álbum Tiranos Melancólicos

A banda recreio, baseada em Porto Alegre (RS), formada por ex-integrantes da Soundlights, Arthur Valandro, André Garbini, Bernard Simon, Gabriel Burin e Ricardo De Carli, divulga hoje (11) o vídeo de uma das canções registradas no show de estreia do disco debutante, no espaço cultural Agulha, localizado na capital gaúcha. A música  escolhida, Passarinho, integra o álbum Tiranos Melancólicos, lançado em Setembro. Assista aqui.

A narrativa da música composta entre 2021 e 2022, fruto de um processo de imersão da banda, se baseia na rota de um pássaro. Ricardo, integrante do grupo e um dos produtores do álbum comenta: “Essa música é um xodó da banda e de amigos próximos que ouviram nossas demos. Tem um apelo melódico bem pop, me remete muito à Rita Lee, Mutantes, Velvet Underground, Wilco. O verso e refrão acontecem apenas uma vez, depois mais da metade da música é só a banda tocando, num fluxo sem muita variação de dinâmica, como dirigir numa estrada em velocidade de cruzeiro”.

O conceito artístico para a apresentação ao vivo, foi influenciado pelo pássaro Suiriri, uma espécie que faz uma curiosa viagem migratória, que deu origem à narrativa do álbum. Tal jornada não se limita a ser expressa apenas na letra cantada na canção, mas também é contextualizada na direção do vídeo, quando cada membro do grupo é destacado em partes diferentes da faixa, alimentando a estória contada de forma conceitual e inclusiva, umas vez que os takes são divididos entre três câmeras: a fixa, a que passeia pelo palco, ambas operadas por cinegrafistas, e por último, uma handycam deixada propositalmente na plateia, para registrar o show de um ponto de vista coletivo da audiência, criando uma segunda perspectiva, se não, a mais importante de uma apresentação: a dos fãs.

Inovação é um manifesto consciente do grupo, que busca uma linguagem transcendente na propagação da sua arte. “A recreio almeja expandir os limites da apresentação ao vivo de uma banda de rock e dá atenção aos aspectos cenográficos do palco, composto por passarinhos construídos para o show, assim como aos aspectos performáticos, buscando uma interação mais presente com o público. A ideia de coletivizar os processos do projeto, valor central da banda, visa a abertura a propostas mais informais, compartilhadas e convidativas”, revela o vocalista e compositor Arthur.

Assista aqui.