5ª edição do projeto, guiada pelo tema “Entralhe Cultural”, reúne ainda gastronomia indígena, rodas de conversa, performances de teatro, dança e artes visuais. Todas as ações terão entrada gratuita
Realizado pelos coletivos residentes do Espaço Cultural CITA, o Circuito de Integração de Todas as Artes acontece anualmente, desde 2015, e tem como objetivo promover o encontro entre diversas manifestações artísticas produzidas em equipamentos culturais independentes nas regiões paulistas.
Dessa vez, a edição nasce inspirada no verbo “entralhar”, utilizado por pescadores para se referir ao trabalho de tecer as redes de pesca, fazer remendos ou fortalecer a costura da mesma. Aqui, o termo é utilizado para se referir a rede de cultura que acontece na região sudoeste de São Paulo.
“Estou no Espaço Cultural Cita desde sua fundação e quando olho para o importante trabalho realizado, desde o início até hoje, eu o reconheço como um local onde os artistas seguem dialogando com o entorno, realizando troca e fortalecimento mútuo. Foi a partir deste olhar que idealizei o “Entralhe Cultural”, pedindo licença à cultura da pesca para usar este termo em nossa rede cultural urbana e periférica”, relata a artista, produtora e idealizadora Paloma Xavier.
Partindo desse tema, gastronomia indígena, rodas de conversa, performances de teatro, dança, artes visuais e música se encontram na Praça do Campo Limpo, Espaço Cultural CITA, Casa de Cultura Campo Limpo e SESC Campo Limpo de 15 a 24 de julho.
Para abrir caminhos, o Festival traz uma intervenção de grafite “Tecendo Afeto nos Muros”. A performance será conduzida por cinco importantes nomes da cena: Nenê Surreal, Carolina Itza, Italo Raphael, Karine Guerra e o artista plástico Uberê Guelé. No mesmo dia se inicia a exposição “Máscaras e Caretas para Espantar a Morte”, do ator, diretor e bonequeiro Cleydson Catarina.
Na sequência, shows de Salgadinho, Cayarí, Thiago El Niño, Cólera, Coral Amba Vera, Time Bomb Girls, Dêssa Souza e Tássia Reis.
Embalando as rodas de conversa, grandes pensadores da cultura negra e indígena como Salloma Salomão e Casé Angatu.
Representando a cultura tradicional, um belo cortejo do Maracatu Nação Kambinda (Teatro Popular Solano Trindade). Artistas PCD’s (Pessoas com Deficiência) também irão compor as atrações. Entre eles, o poeta Edinho Santos, Mona Rikumbi e o Coletivo Grão Arte e Cidadania com o espetáculo Rouxinol e a Rosa.
“O objetivo é fazer um festival de qualidade, com estrutura e organização para uma região vulnerável, mas que pulsa arte e cultura. Um festival que conta com grandes nomes da cultura nacional, valoriza seus artistas locais e que não cobra um centavo ou favor do público. Um festival feito na coletividade dos seus residentes e produtores envolvidos diariamente na construção de uma ocupação cultural na zona sul de São Paulo”, finaliza o produtor cultural, programador, autor e músico Junior Matos.
O 5º CIRCUITO CITA é uma realização do Espaço Cultural Cita através do Edital Proac Nº 34/2021 – Mostras / Festivais / Eventos Culturais e Criativos. A curadoria é assinada pelos próprios coletivos residentes do equipamento cultural em parceria com a curadora convidada Vanessa Rosa
15/07, a partir das 19h
Local: Espaço Cultural CITA
Exposição: Máscaras e Caretas para Espantar a Morte, de Cleydson Catarina
Linguagem: Artes Visuais
LIVRE
16/07, a partir das 18h45
Local: Praça do Campo Limpo
Show: Cayarí e Thiago El Niño
Linguagem: Música
LIVRE
17/07, às 16h
Local: Praça do Campo Limpo
Cortejo: Maracatu Nação Kambinda
Linguagem: Cultura Tradicional
LIVRE
18/07, às 14h
Local: Espaço Cultural CITA
Contação de histórias: Princesas Negras Existem – Grupo Teatral Negro Sim
LIVRE
19/07, às 17h
Local: Praça do Campo Limpo
Roda de Conversa: A Formação de São Paulo: Periferias Afro-Indígenas com Salloma Salomão e Casé Angatu
LIVRE
20/07, às 20h
Local: Espaço Cultural CITA
Espetáculo: O Rouxinol e a Rosa (Coletivo Grão Arte e Cidadania)
Linguagem: Teatro
LIVRE e com intérprete em libras
21/07, às 19h
Local: Espaço Cultural CITA
Sarau: Sarau ReCITA com a presença de Edinho Santos (poeta), Grupo Ganzarandá (Roda de Coco), Cia Novo Corpo (dança), Thata Alves (poeta), Pow Literarua (poeta), Nicoly Soares (poeta e mestra de cerimônia)
Linguagem: Literatura
LIVRE e com intérprete em libras
22/07, às 19h
Local: SESC Campo Limpo
Espetáculo: Auto do Negrinho, do grupo Teatro Terreiro Encantado + bate-papo “O fazer teatral no extremo sul de São Paulo”
Linguagem: Teatro
LIVRE
23/07, às 15h
Local: Praça do Campo Limpo
Show: Salgadinho
Linguagem: Música
LIVRE
24/07 a partir das 13h
Local: Praça de Cultural Campo Limpo
Show: Coral Amba Vera, Time Bomb Girls, Cólera, Dessa Souza e Tássia Reis
Linguagem: Música
LIVRE
Saiba mais: www.espacocita.com/circuitocita