CONFIRA COMO FOI O PLANETA BRASIL 2020

Os dias chuvosos em Belo Horizonte deram uma trégua no último sábado (25 de janeiro), para dar palco ao Festival Planeta Brasil, no Mineirão. Mesmo com os boatos nas redes sociais de que o evento seria cancelado, tudo ocorreu bem melhor do que o esperado

Foram 14 horas de experiências únicas e a grande dificuldade (como toda edição) era escolher e acompanhar tantas excelentes escolhas da curadoria artística do festival. Nesta edição, foram construídos cinco palcos, a primeira vez que o Mineirão todo foi todo ocupado pelo Planeta Brasil: dois palcos principais (Palco Sul e Norte) que contaram com atrações nacionais e internacionais, um palco menor no meio (Locals Only) e duas pistas eletrônicas comandadas pelo BH Dance.

O Melhor do Planeta Brasil

Já são onze anos de festival, sempre marcado pela diversidade e respeito às diferenças nas escolhas das atrações. O line up foi construído de forma única, para todos os gostos. Logo no Palco Sul na entrada do evento, o cantor paulistano Jão fez um show emocionante em parceria com a pernambucana rainha da sofrência Duda Beat. No palco Locals Only, Majur diretamente de Salvador fez uma excelente apresentação. No palco norte a dupla AnaVitória se apresentou pela segunda vez no festival mineiro e emocionou o público ao lado de Vitor Kley.
O rap esteve presente de todas as formas espalhados em todo o festival. O destaque foi para apresentação do rapper Matuê e no Palco Sul com o rapper baiano Baco Exu do Blues. Djonga seguiu representando o estado mineiro, com um show impressionante, inclusive com lançamento da sua nova música, tema da campanha para a Budweiser.

Atrações Internacionais

As atrações internacionais marcaram presença em peso em Belo Horizonte. A banda australiana Sticky Fingers trouxe muita música nova do álbum recém lançado Yours To Keep. Nicky Murphy (ex-Chet Faker) também veio com muita novidade do último lançamento Run Fast Sleep Naked, mas não deixando de cantar os clássicos 1998 e Gold. E o rapper Tyga, finalizou a noite no Palco Norte.

O BH Dance Festival, tradicional evento de música eletrônica em Minas Gerais, voltou em 2020, após 4 anos sem ser realizado com artistas conhecidos como a dupla Nervo e Don Diablo que agitaram o gramado do Mineirão. No palco BHDF Sound Stage o dj Illusionize, Mandrágora e Lothief  fizeram lotar o imenso espaço.

Para finalizar o festival, nada melhor do que Vintage Culture com uma apresentação de duas horas.

Um minuto de Silêncio para Brumadinho

O Rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 2019, um dia antes da edição de 10 anos do Festival Planeta Brasil. Nesta edição, houve bastante comoção por parte de muitos artistas que ali se apresentavam. A edição 2020 do festival marcou mobilizações, um minuto de silêncio em prol das vítimas e um manifesto por parte de Caetano Veloso que afirmou: “Houve um desastre em Brumadinho e esse não foi um desastre natural. Que a nossa música sirva de consolo, no primeiro caso, e, no segundo, de perpétuo protesto”.

A décima primeira edição do Festival Planeta Brasil recebeu aproximadamente 60 mil pessoas se tornando assim a maior edição da história do festival. Certamente estaremos esperando ansiosos a edição 2021 com muito mais música e muita coisa boa vindo aí.