ENCONTRO DA MÚSICA, ARTE E SUSTENTABILIDADE COMO PILARES DO FESTIVAL COMA EM BRASÍLIA

O Festival CoMA é muito mais do que apenas um evento de música: é o espírito de uma geração que transformou Brasília em um epicentro de arte e cultura. É um laboratório de experiências, um ecossistema de debates, arte e cultura que convida a todos a ampliarem sua visão de mundo. Este ano, a 6ª edição, de 4 a 8 de outubro, acontecerá, pela primeira vez, no CCBB – Brasília, um dos mais importantes palcos de promoção cultural da capital federal.

O festival promete uma edição especial, com muita música, cultura, diversidade, sustentabilidade, inovação e encontros relevantes sobre música e mercado fonográfico.

Shows

O CoMA preparou um line-up para agradar todos os gostos. Os shows serão distribuídos entre 5 palcos: Palco Conexões, Palco Fluxo, Palco Mágico, Palco Sul e Palco Norte.

A abertura acontece no dia 04 de outubro, às 19h, no Palco Conexões, com a DJ CXXJU, seguido do tão aguardado show da banda Francisco, El Hombre, às 21h30. No dia 05, o Palco Conexões não para. A partir das 18h, o público pode curtir New Nay, Tonhão Nunes, Elias Augusto, Tupi Machine e muito mais. Para fechar a noite com chave de ouro, o Palco Conexões recebe a cantora Letrux, um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea.

O dia 06, sexta, é marcado por muita música com vários DJs que prepararam sets incríveis. Entre as apresentações, estão Flor Furacão, Eastern Owl, Haynna, Ella Nasser e Julie Neff no Palco Conexões. Às 22h, a “Festa das Festas” toma conta do festival, reunindo alguns dos DJs mais tradicionais da cena underground de Brasília, com sets de DJs do Underbaile, Coletivo Perde a Linha, Criolina, e Filhos de Guetta.

Já no final de semana, os portões serão abertos a partir das 15h. No sábado (07), os palcos serão dominados por artistas como Letícia Fialho + Murica, Bixiga 70 + Jessica Caitano, João Bosco, Johnny Hooker e muitos outros. O último dia do festival, no domingo (08), contará com BaianaSystem, Boogarins e Gaivota, Ellefante + Saudade, Vanessa Moreno.

O CoMA 2023 veio para fazer história. Os ingressos estão disponíveis para venda no site do CCBB (www.bb.com.br/cultura).

Conferência: onde a música e os negócios se encontram para criar caminhos na indústria

A Conferência CoMA é o espaço que promove conversas, workshops e pitches que impulsionam a inovação e o diálogo na indústria musical. Músicos e todos os envolvidos no cenário musical se encontram para trocar experiências sobre produção, financiamento, divulgação e empreendedorismo na música. Será uma oportunidade única para o público se conectar com profissionais, palestrantes experientes e outros interessados em moldar o futuro da música.

Conferências no CoMA

A Conferência também serve como uma plataforma de promoção para artistas e DJs locais e nacionais, com os showcases e DJcases. Os showcases são apresentações ao vivo na quinta (05), com 20 minutos de duração, para uma banca composta por influentes profissionais do mercado musical, como programadores de festivais e representantes de selos. Os selecionados para essa edição são: Elias Augusto Trio, Flor Furacão, Haynna, Lyndon, Nêssa, Tonhão Nunes, Tupi Machine e Vitrolab.

Os selecionados para os DJcases se apresentam para uma banca de compradores e players do mercado, na quinta (05) e sexta (06). Confira os participantes: Ella Nasser, Genghis Kunk, Ketlen, Magah, Marina Moraes, New Nay, Ops, Paula Torelly, Wash e Wanderson Uands.

Programação cultual do CCBB Brasília

A escolha do CCBB Brasília para sediar o CoMA em 2023, para além de ser um dos mais visitados e queridos espaços culturais da capital, é também por oferecer ao público do festival o acesso gratuito às exposições e mostras em cartaz.

Portinari Raros | 1º andar e pavilhão de vidro: Exibe trabalhos inéditos e raros de Portinari, incluindo sua paixão pela fauna, flora e abstração, além de sua incursão nos palcos. A mostra também oferece uma experiência imersiva em suas pinturas contemporâneas.

A Invenção da Cor: Magic Square #3 | Jardim: Apresenta uma obra inédita de Hélio Oiticica, desafiando os limites tradicionais da arte.

Delirium Ambulatorium – Hélio Oiticica | Galerias 1, 2 e 3: Mostra a obra do icônico artista brasileiro, incluindo suas instalações, pinturas e esculturas.

O Jardim de Amilcar de Castro: Neoconcreto sob o céu de Brasília | Jardim: Exibe grandes esculturas de Amílcar de Castro em diálogo com a arquitetura de Oscar Niemeyer.

Casulo interativo e Améfrica | Jardins: No espaço idealizado por Darlan Rosa – o criador do querido personagem Zé Gotinha, as quatro obras chamadas Navete, Lagarta, Colmeia e Casulo constituem esculturas que dialogam com a arquitetura do prédio, projetado por Oscar Niemeyer. “Améfrica,” uma instalação que reflete as mudanças na vida por meio das pedras.

BIENALSUR | Galeria 4: Recebe pela primeira vez no Brasil a exposição “Signos na Paisagem”, com obras de artistas de diversos países que exploram a relação entre o ser humano e o meio ambiente.

Cinema documental musical

A convite do Festival CoMA, o In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical, apresenta uma seleção especial de 9 filmes que oferecem uma perspectiva única sobre a vida de diferentes artistas e movimentos musicais que deixaram sua marca na sociedade e prometem emocionar e inspirar os amantes da música e do cinema.

A mostra acontece no cinema do CCBB Brasília, com títulos como The Beat Diáspora, Manguebit, Dom Salvador & Abolition, Belchior – Apenas um Coração Selvagem, Uma Banda Made In Brazil e mais.

CoMA para crianças

O festival tem duas atrações para as crianças: no sábado, às 16h20, o Pé de Cerrado Brincantes e no domingo, às 16h, o Teatro Mapati apresenta A Odisseia de Nonô: Uma Alegoria Lúdica nos Céus de Brasília, uma apresentação circense que acompanha a jornada de Nonô, um peixe com caudas exuberantes, explorando o céu de Brasília. Inspirada na cantiga folclórica ‘Peixe Vivo”, a alegoria promove a preservação do cerrado.

CoMA Consciente

Desde a sua primeira edição, o festival CoMA assumiu um compromisso com a sustentabilidade e a inclusão. E assim como para o CCBB Brasília, valores como pluralidade, diversidade, inclusão e segurança, permeiam todas as fases do evento.

O discurso se materializa no uso de eco copos, mobiliários produzidos com material reutilizável, coleta seletiva, destinação adequada de resíduos, incentivo ao descarte de lixo eletrônico para reciclagem, programação em libras, áudio e braile, piso adaptado para melhor locomoção de cadeirantes e distribuição de fones de ouvido para autistas são algumas das iniciativas já adotadas pelo CoMA Consciente em outras edições e que permanecem neste ano. Além disso, PCDs têm entrada gratuita, bem como seus acompanhantes, desde que solicitado antecipadamente para a produção do evento.

Acesso ao evento

O CoMA disponibilizará transporte gratuito do Museu Nacional a para o CCBB Brasília durante todos os dias de programação. Os ônibus farão múltiplas viagens ao longo do dia e visam garantir que o público aproveite ao máximo as atrações de forma prática e sem grandes preocupações com deslocamento.

Festival CoMA – Consciência, Música e Arte 2023:

Shows

Quarta-feira, 4 de outubro

Palco Conexões

19h – DJ CXXJU

21h30 – Francisco el Hombre

Quinta-feira, 5 de outubro

Palco Conexões

18h – New Nay

18h20 – Tonhão Nunes

18h40 – DJ Wash

19h – Elias Augusto

19h20 – DJ Wanderson Uands

19h40 – Tupi Machine

20h – DJ Magah

20h20 – Lyndon

20h40 – DJ Marina Moraes

21h00 – DJ OPS

21h20 – Letrux Redux

Sexta-feira, 6 de outubro

Palco Conexões

18h – DJ Genghis Kunk

18h20 – Flor Furacão

18h40 – DJ Paula Torelly

19h – HAPPY HOUR com DJ CXXJU

20h – Eastern Owl (CAN)

20h20 – Haynna

20h40 – Ella Nasser

21h – Jullie Neff (CAN)

21h20 – DJ Ketlen

21h40 – Vitrolab

22h – A FESTA DAS FESTAS – Underbaile | Coletivo Perde a Linha | Criolina | Filhos de Guetta

Sábado, 07 de outubro

15h – Abertura dos portões

Gramado

16h – Pé De Cerrado Brincantes

Palco Sul

16h50 – Pé De Cerrado

18h40 – Letícia Fialho + Murica

20h20 – Bixiga 70 + Jessica Caitano

22h30 – João Bosco Quarteto

Palco Norte

18h – Potyguara Bardo

19h20 – Tuyo

21h30 – Israel Paixão

23h40 – Johnny Hooker (Clube Da Sofrencia)

Palco Fluxo

17h20 – Eastern Owl (CAN)

18h40 – Puterrier

20h10 – Baile Do Café + Paula Lima

23h30 – DJ CCXJU

00h30 – Malfeitona DJ Set

Palco Mágico

17h30 – Sallum (Pedra Branca)

20h – Lows + Pina + Pratanes + Thanise Silva

Domingo, 08 de outubro

15h – Abertura dos portões

Gramado

16h – Teatro Mapati: A Odisseia De Nonô: Uma Alegoria Lúdica Nos Céus De Brasília

Palco Sul

16h50 – Ellefante + Saudade

18h50 – Melly

20h50 – Vanessa Moreno

22h40 – Baianasystem

Palco Norte

17h50 – Boogarins E Gaivota

19h50 – 7 Na Roda + Teresa Lopes

21h40 – Siba

Palco Fluxo

17h10 – VPU

18h30 – Roda De Samba Do Miguelzinho

19h40 – Toto De Babalong + Casa De Abloh

21h20 – Katu Mirim

23h30 – Orquestra Alada

Palco Mágico

18h – Larissa Umaytá

20h00 – Julie Neff (CAN)

Conferência CoMA – 4, 5 e 6 de outubro

Quarta-feira, 4 de outubro

18h – Debate de abertura

Cultura: alimento para a alma

Com: Ministra Margareth Menezes e Chef Lili Almeida

Quinta-feira, 5 de outubro

Debates

10h – O que é a música POP do Brasil?

Com: Raina Biriba e Iuri Rio Branco (Patricktor4)

14h30 – Todo DJ Já Sambou 20 anos – O papel do DJ como agente transformador da cena musical

Mediação: Claudia Assef

Com: Tiago Pezão | DJ A | Oblongui | Odara Kadiegi

16h30 – A Voz Profunda Do Brasil: Desvendando O Negócio Por Trás Do Funknejo, Bregafunk, Piseiro E Sertanejo

Com: Priscilla Crespo (Lep Music Brasil) | Zé Pretim (Sua Música) | Ricardo Leão (Selo Estelita)

Mentoria e Oficinas

10h – Ampliando Horizontes e Conquistando Novas Oportunidades

Com: Guta Braga – RJ | Priscilla Crespo – SP | Rayssa Oliveira – BSB

14h – Acústica Arquitetônica para Casas de Shows e Estúdios Profissionais

Com: Renato Cipriano

14h30 – Todas as marcas na música: um ecossistema de relações e interações

Com: Coy Freitas

16h30 – Underground monetizado – Como ganhar dinheiro com sua música sem enrolação

Com: Riko Viana

Casa das Casas – Encontro das Casas de Show

10h – Café da Manhã Comitiva Canadense

17h – É viável ter casa de show no Brasil? O que fazer para a conta fechar?

Com: Players de Casas de Shows do Brasil

Sexta-feira, 6 de outubro

Debates

10h – A importância dos Circuitos Culturais Públicos para a vida de uma Cidade

Com: Juca Ferreira | Cláudio Abrantes

14h30 – Music Branding – Por que fomentar a música é rentável para uma marca?

Com: Coy Freitas (Otorongo) | Melina Couto (Heineken) | Mel Pedroso (ELO)

14h30 – Eu me interesso pelas coisas que nunca fiz

Com: Batman Zavareze e Andrey Hermuche

16h – Fomento de cenas – A importância dos prêmios, mercados e dos espaços formativos para música.

Com: Daniel Morelo [Formemus] – ES | Monique Dardenne [WME] – SP | Gabriel Murilo [Música Mundo] – BH | Natália Botelho [Jovem de Expressão] – DF | Gustavo Vasconcelos [PPM] – DF

17h30 – Diagnóstico da presença de mulheres no mercado da música – Pesquisa da UBC

Com: Paula Lima (Presidenta da UBC)

Mentoria e Oficinas

10h – Desvendando a Sincronização de Músicas no Audiovisual

Com: Flávia César (Warner Chappell)

16h30 – Mentoria do Clê (individuais)

Com: Clemente Magalhães

Casa das Casas – Encontro das Casas de Show

10h – Rodadas de Negócios | Oportunidades B2B

Com: Players Casas de Shows do Brasil

16h30 – Banco de dados com a inteligência das casas

Com: Players Casas de Shows do Brasil

In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical

Quarta, 04 de outubro: 19h – Manguebit (Dir. Jura Capela | Brasil | 2022 | 1h40min)

 

Quinta, 05 de outubro: 19h – Lenha, Brasa e Bronca: A História de Jacildo e Seus Rapazes

(Dir. Dennis Rodrigues | Brasil | 2021 | 1h36min)

 

Sexta, 06 de outubro: 19h – Dom Salvador & Abolition (Dir. Artur Ratton e Lilka Hara | Brasil, Estados Unidos |2020 | 1h28min)

 

Sábado, 07 de outubro: 15h30 – The Beat Diaspora (em 6 capítulos) (Dir. Tico Fernandes, Roguan, Carol Lima, Joyce Prado, Bruno Zambelli | Brasil | 2022 | 2h20min)

 

19h30 – As Faces do Mao (Dir. Dellani Lima e Lucas Barbi | Brasil | 2021 | 1h18 min)

 

Domingo, 08 de outubro: 15h30 – Belchior – Apenas um Coração Selvagem (Dir. Natália Dias e Camilo Cavalcanti | Brasil | 2022 | 1h30 min)

 

17h20 – La danza de Los Mirlos (Dir. Álvaro Luque | Peru | 2022 | 1h24 min)

 

19h10 – Uma banda Made in Brazil (Dir. Egler Cordeiro | Brasil, 2017 | 1h33 min)

 

Serviço:

Festival CoMA – Consciência, Música e Arte 2023

Período: De 4 a 8 de outubro

Consulte horários, programação e classificação indicativa no site

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) | SCES Trecho 02 Lote 22 Ed. Tancredo Neves. Setor De Clubes Sul. Brasília – DF

Ingressos: disponíveis no site www.bb.com.br/cultura  

Valores: meia-entrada | R$15 (será exigida a apresentação da comprovação na entrada do evento)

         inteira | R$30

 

Acompanhe o festival CoMA pelas redes sociais:

Instagram: @festivalcoma

TikTok: @festivalcoma

Twitter: @festival_coma

Youtube: https://www.youtube.com/@FestivalCoMA