Artista brasiliense traz imagens bucólicas para novo clipe no aniversário de morte do jamaicano
Venusto vivia em uma cidade afastada do centro de Brasília quando era pequeno. Lá tinha a oportunidade de brincar nas árvores de ver de perto o cerrado. De noite os vagalumes que se escondiam davam um novo brilho para aquele olhar de criança e se transformava numa imagem mágica. Foi daí, que veio a inspiração para o clipe de “Is This Love“, versão que o artista brasiliense mostra no dia do aniversário de morte do grande Bob Marley.
“Para interpretar “Is This Love” me conectei com a lembrança que tenho de mim quando criança, que está descobrindo os sentimentos. Uma floresta que se pode brincar o dia todo, e no fim, ser presenteada com o brilho de vagalumes. Quando criança, eu tive a oportunidade de brincar todos os dias entre árvores, por morar em cidade satélite a Brasília. No verão, eu esperava pelo entardecer, para ver o cerrado cheio de vagalumes. Os vagalumes já deviam estar ali, mas com a claridade do dia, acho que os confundia com besouros. Adulto, ainda hoje, tenho dificuldades para decifrar os sentimentos, e acredito que essa busca, devo levá-la até o fim, esperando pelo entardecer para talvez enxergar em besouros alguma luz”, revela Venusto.
A conexão com a obra de Bob Marley veio bem mais tarde, quando estudava música e explorava o reggae pela primeira vez. O artista se apaixonou pela canção, pelo timbre e pela filosofia de Marley.
“É impossível trabalhar com música e não entender a contribuição de Bob Marley para o cenário. Me conectei profundamente com o legado de Marley quando procurava decifrar o gênero Reggae, seus compassos diferenciados e as características vocais do gênero. Marley é único com seu vocal, interpretação e como letrista. É possível ver sua fé na humanidade, na paz em seu trabalho. Em “Is This Love”, que está entre minhas músicas favoritas da vida, ouço a materialização do conjunto de sentimento que formam o amor. Enquanto Marley canta, se questionando se é amor o que ele sente, para mim, não há dúvidas, de que é o que o vocal e a história de Marley transmitem”, explica o artista.
O amor de Bob Marley o tocou tanto, que o artista resolveu fazer essa nova versão, que se junta as canções “Gatinha 33“, em que discorria sobre as personas que criadas para se apresentar na hora da conquista e “Tagarelá“, onde fala do desejo de estar junto, completando a tríade de lançamentos que antecedem o EP previsto para o segundo semestre de 2023. Todas as músicas vieram acompanhadas de clipe, que apresentam o universo visual desse artista que também é ator e diretor de cinema na capital federal.
“Is This Love” tem direção de Pryscilla Kacilda; Matheus Velloso na fotografia; Yasmin Velloso, na câmera; Regina Celia (Barú Ateliê), no figurino; CADU – Underground Lab Studio na produção e Beta Rangel (Apt7filmes) na montagem.
Mais sobre Venusto
Venusto, é Tiago Nery Borges, cantor, ator, cineasta e arte-educador. Artista negro, não binário, nascido em Brasília (DF). Em seu trabalho sempre procura a transformação da realidade por meio do diálogo e da democratização do acesso à cultura, tanto que trabalha em um projeto socioeducativo em unidades de internação no DF. Estudou cinema na Academia Internacional de Cinema (SP) e na New York Film Academy (NY/EUA). E música no Conservatório Souza Lima (SP) e na Berklee College of Music (Boston/EUA). Estuda arte desde os 7 anos de idade, tendo acesso a área a partir do projeto das Escolas Parques no Distrito Federal. Hoje é diretor e sócio fundador da APT7Filmes, diretor no grupo teatral Coletivo Esperanza e diretor e ator na Estupenda Trupe. Para a carreira como cantor escolheu se rebatizar como Venusto numa homenagem a “estrela” que não se apagava de manhã, o planeta Vênus. No dicionário formal, “venusto” quer dizer: elegante, formoso e gracioso.