Novo clipe antecipa álbum de estreia e evoca sonho, intuição e Orixá
A ideia era simples: cada clipe representaria um cômodo da casa, e cada local seria representado por um Orixá. Assim seguiu a tetralogia do “Anandaverso” com os clipes “Macumba de Apartamento” (2019), com Exú; Coroa de Prata (2019), com Iemanjá; “Amor de Cafeína” (2021), com Oxum; e agora conhecemos “Faxina”, que evoca a imagem da Ewá. Muito mais do que afirmar sua identidade como mulher negra brasileira, a cantora e compositora Ananda Jacques (RJ) celebra suas raízes e sua vivência no novo lançamento.
Assista “Faxina”: https://youtu.be/1vf8g62NZms
O videoclipe para “Faxina” traz a versatilidade de Ananda Jacques mais latente do que nunca: escreveu a canção, cantou, gravou a guitarra, atuou, dançou, pintou, fez uma escultura e auxiliou na cenografia levando um disco que ganhou de seu avô, “Geraes”, do Milton Nascimento. A faixa antecipa o álbum de estreia de Ananda Jacques, com previsão de lançamento para 2023.
“Este clipe é uma afirmação da minha identidade como cantora e compositora, além de me apresentar como uma potência em produções audiovisuais. Neste trabalho fica ainda mais evidente a maneira que eu penso música: sensorial e de corpo inteiro, uma experiência sinestésica, um universo. ‘Anandaverso’ ataca novamente e está mais forte.”, declara Ananda Jacques, que pela primeira vez também participou como roteirista.
Ouça “Faxina” nos streamings: https://song.link/faxinaanandajacques
Com pouco mais de mil reais para investir no clipe, “Faxina” foi fruto de um esforço comunitário. Atualmente morando no Rio de Janeiro (RJ), foi durante um retorno à sua cidade natal, Sorocaba (SP), que Ananda Jacques encontrou a equipe que precisava. Gravado em uma chácara durante um fim de semana, o clipe é uma continuação de “Amor de Cafeína”, gravado em uma cozinha e que trabalha a Orixá Oxum.
“Para essa continuação, eu e a diretora de arte, Ella Vieira, pensamos em trazer a Orixá Ewá em alguns elementos e em trabalhar esse quarto de maneira lúdica, construindo assim um clipe que é sobre sonho e intuição.”, define Ananda.