Álbum lançado pela gravadora Wonderwheel Recordings contou com dois anos de produção
Felipe Puperi é a mente que norteia o projeto Tagua Tagua e traz o disco “Tanto”, que está sendo lançado hoje (03) com divulgação nos Estados Unidos e Europa, além do Brasil. Os singles divulgados até o lançamento foram Tanto, Colors e Pra Trás e, desde o primeiro trabalho revelado ao público, ficou evidente a linha neo soul que se encontraria ao longo das dez faixas do disco. Clique aqui para conferir
“O álbum fala por si, o estilo dominante acredito ser o neo soul, mas tem um pouco de RnB, dream pop e indie rock. Acredito que o fato de tudo ser cantado em português ajuda a quebrar os ritmos e deixar as coisas mais fluidas e soltas dentro desses estilos”, comenta Felipe.
Assinando também como produtor musical, Felipe comenta o conceito do álbum: “É sobre se apaixonar por se apaixonar. Uma mistura de diferentes sensações e sentimentos. Gosto de pensar que você flutua pelas letras e pode imaginar esses muitos encontros e como eles mudam as coisas todas”.
Munido de seu home studio, Felipe conta que registrou o álbum em casa, mas uma parte significativa foi gravada durante uma imersão de alguns dias nas montanhas, em São Francisco Xavier, no interior de São Paulo, perto de Minas Gerais. “Foi uma criação bem solitária, como costuma ser o meu processo. Fico bastante tempo pirando nas ideias e instrumentos até me conectar com as músicas de fato e entender que elas são um conjunto e que fazem sentido juntas. A partir disso, chamei músicos amigos que tocam comigo e fomos pro meio do mato ficar alguns dias gravando coisas e lapidando essas ideias. É um processo que gosto bastante e acho que funcionou bem nesse caso”.
Shows de lançamento
Tagua Tagua está com uma intensa agenda de shows para o lançamento de Tanto. Para começar, dia 28 de Abril, o projeto se apresenta no Estelita, em Recife (PE), e dia 29 segue para João Pessoa (PB), na Vila do Porto. Em Maio, a jornada se intensifica com Goiânia (GO), no Shiva e Brasília (DF), no Infinu, dias 05 e 06, respectivamente. Depois, os shows chegam no sudeste começando pelo Rio de Janeiro (RJ), dia 13, no Galpão Ladeira, São Paulo (SP), dia 19, na Casa Natura e fecha o mês, em Belo Horizonte (MG), dia 26, na Autêntica. Já em Junho, o projeto vai para Porto Alegre (RS), dia 02, no Agulha, dia 03, em Florianópolis (SC) e fecha dia 10, no Arnica, em Curitiba (PR).
No repertório, as canções do novo disco darão o tom, porém Felipe também vai apresentar faixas do trabalho anterior, o álbum Inteiro Metade (2020).
Capa
Na arte visual do álbum, Tagua Tagua segue em parceria com João Lauro Fonte, responsável também pela arte do primeiro disco do projeto, Inteiro Metade. A ideia inicial foi, inclusive, buscar se diferenciar do maximalismo anterior. “Eu queria algo minimalista dessa vez, algo que fosse curioso, misterioso, mas ao mesmo tempo trouxesse alguma sensualidade. Imaginei que isso ia ajudar a dar o tom do disco e, depois de algumas ideias, chegamos nessa arte bem subjetiva que meio que faz uma conexão com as artes anteriores dos singles e traz esses elementos que mencionei. O projeto gráfico do vinil ficou bem bonito, com um universo gráfico bem rico. Ficamos felizes com o resultado”.
Ficha Técnica
Produzido, composto e arranjado por Felipe Puperi
Mixado por Tiago Abrahão
Masterizado por Ryan Smith, no Sterling Sound.
Leo Mattos – bateria em todas as faixas e percussão nas faixas 1,2,5,8,9,10
João Agusto Lopes – guitarra nas faixas 2,3 e baixo na faixa 2
Daniel Pires da Silva – viola nas faixas 1,8
Ricardo Takahashi – violino nas faixas 1,8
Tiago Paganini – violino nas faixas 1,8
Jonas Moncaio – violoncelo nas faixas 1,8,10
Alessandra Romero – violino na faixa 10
Kassio Tonelo – violino na faixa 10
Cristiano Florindo – viola na faixa 10
Músicas
01 – Pra Trás
02 – Tanto
03 – Me Leva
04 – Brisa
05 – Barcelona
06 – Starbucks
07 – OODH
08 – Colors
09 – Cada Passo
10 – Te Dizer